terça-feira, 15 de junho de 2010

Perguntas e Respostas: Contabilidade Gerencial


1 - Por que uma empresa precisa organizar e manter contabilidade sua?

R - Porque uma contabilidade e controle o que uma empresa possui sobre sua vida econômica, financeira e patrimonial, de grande importância para a gestão dos negócios.
Além disso, a contabilidade organizada é indispensável para a empresa realizar negócios, por exemplo, com os governos (contratos, licitações, etc), os fornecedores, bancos (cadastro bancário e financiamentos), etc


2 - Como manter uma empresa deve proceder a soluço controle permanente acompanhamento, avaliação e uma atividade empresarial sua, os resultados econômicos e o patrimônio?

R - A empresa deve, inicialmente, com uma assessoria de hum escritório de contabilidade, organizar e manter o sistema contábil seu, com o secretário de objetivo controlar e econômicas como variações, financeiras e patrimoniais do empreendimento, obtendo um partir desses registros, como todas as informações gerenciais úteis para a análise tomada de decisões.
A contabilidade permite, de uma padronização de procedimento e de parâmetros econômico-financeiros, facilitando melhor e mais uma correta avaliação da situação e do desempenho da empresa.
Financiamentos, além disso, somente por intermédio da contabilidade a empresa pode se mostrar oficialmente para os agentes com os quais se relaciona, ou seja, o estado / governo (impostos que cobra e emite leis e regulamentos), os credores (empréstimos e concedem que e riscos analisam), os clientes (que os compram usam ou os produtos da empresa serviços, qualidade e exigindo preços adequados), os concorrentes acompanham (que como estratégias e políticas par se tornarem eficientes mais), os fornecedores (produtos e vendem seus que querem certeza de pagamento), os acionistas ou sócios (recursos e investem que querem compensatória remuneração), os administradores (dirigem que o negócio), parceiros do sistema operacional, o fim em mercado de uma maneira geral.
Essa comunicação com o mercado se torna clara mais não em casos que a empresa é obrigada, por lei, publicar balanços periódicos seus, tornando-se do conhecimento de toda uma sociedade.


3 - Além da contabilidade formal, gerenciais de instrumentos a empresa que ainda exige parágrafo gestão e controle de atividade sua?

R - Dependendo das características de empresa cada e conforme suas necessidades a relação custo / benefício, a instituir pode empresa, a seu critério, os controles complementares que deseja, inclusive no sentido de auxiliar o serviço de contabilidade.

O conjunto desses instrumentos complementares é comumente chamado de contabilidade gerencial, ou seja, destino-se exclusivamente ao uso interno dos gestores, diferentemente da contabilidade geral que destino não se tão ao uso interno, também mercado, mas ao todo um como.


4 - Que utilidade tem o acompanhamento mensal das vendas da empresa?

R - O ideal e que o acompanhamento das vendas seja diário, para quê o gestor possa, a cada dia, conciliar o movimento de vendas um prazo, venda uma vista, entrada e saída de caixa de estoque, assim condições tendão, de, não dia mesmo, identificar uma origem de eventuais divergências e regularizá-las em tempo hábil.
O acompanhamento das vendas, seja diário, semanal, mensal, etc, verificar como gestor permite, ao oscilações não faturamento e diagnosticar com rapidez mais causas suas como, por exemplo: queda nas vendas (causas prováveis: oferta de produtos ou serviços de melhor qualidade pelos concorrentes; mau atendimento; preço elevado, diminuição do poder aquisitivo dos clientes; novos produtos não mercado, proibição legal de venda etc); aumento de vendas (causas prováveis: bom atendimento, produtos e serviços de qualidade boa, compensadores preços, elevação do poder de compra dos clientes, etc).


5 - Qual a vantagem do controle de estoque e apuração dos custos da mercadoria?

R - O controle de estoques da empresa serve par registrar o preço à quantidade de custo de mercadoria comprada e a cada quantidade o preço de custo de mercadoria cada vendida.
Um eficiente e prático controle de estoque, se constitui num poderoso instrumento de decisão gerencial, pois permite, a empresa identificar por qual preço de venda cada mercadoria pode ser comercializada, e qual mercadoria ter o pode preço reduzido, qual mercadoria prejuízo causando está e portanto deve deixar de ser comercializada, e ter pode qual mercadoria uma comercialização por implantada geral maior resultado econômico, bem como outras informações úteis.


6 - O controle de estoques numa empresa industrial e idêntico ao de uma empresa comercial?

R - Comuns em pontos, mas na empresa industrial o controle de estoque e mais complexo. Isso porque, enquanto uma empresa compra apenas comercial e revende a mercadoria, a empresa industrial de dez adquirir matérias-primas, secundários materiais, insumos e material diversos de embalagem, e processar esses bens até formar produto acabado um e pronto para venda.
O processamento desses materiais, conforme o tipo da indústria, exige outros custos imprescindíveis como mão de obra direta, encargos sociais, energia elétrica, água, etc, combustíveis todos os materiais e custódio são chamados de custos industriais ou custo de produção.


7 - E o que fazer com outros custos que não estão os diretamente relacionados com uma fabricação do produto?

R - Esses são custódios, por exemplo, seguro das máquinas e do prédio da fábrica, o imposto predial da fábrica, a mão-de-obra do gerente de produção, aluguel do prédio da fábrica, etc, esses custos indiretos são porque não estão os diretamente incorporados ao produto em si está como uma matéria-prima, por exemplo: Somente são considerados custos de produção diretos e indiretos os gastos relacionados com um produto fabricação de um.
Outros gastos como salário da secretaria do gerente, ou referentes consertos de computadores do escritório, ou do combustível do veículo da empresa não são custos de produção, mas sim despesas administrativas. Logo entram não sem registro de estoque.


8 - E como são gastos classificados?

R - Esses gastos são considerados despesas. Como podem despesas administrativas ser, de vendas e financeiras. Como despesas se referem não um produto específico softwares antigos, mas sim a empresa como todo um. Por isso, em são elas levadas conta na apuração do resultado do exercício.


9 - Para quê serve uma apuração do resultado da empresa?

R - A apuração do resultado do exercício expressa, em cada período, de todos os valores referentes à receita bruta, os indiretos impostos sobre o faturamento, como devoluções de vendas, descontos concedidos os vendas nas, a liquidação da receita, o custo dos produtos das mercadorias vendidas, o lucro bruto, como despesas operacionais (administrativas, financeiras e de vendas), como despesas não-operacionais do líquido ou prejuízo lucro liquido, que é o resultado final da empresa.

Especificamente em relação ao lucro líquido, uma empresa precisa saber se esse mês lucro está dentro das metas planejadas anteriormente, se está remunerando adequadamente o capital próprio que uma empresa investiu nenhum negócio (o patrimônio líquido) em comparação com outros rendimentos com uma empresa que poderia ter obtido se aplicasse os em recursos outros tipo de investimento, se e suficiente n expandir o empreendimento (reinvestir) com o mesmo novo negócios ou, se o valor desse lucro líquido compensou o uso de capital de terceiros de alto custo financeiro, ou seja, enfim, uma série de dados e informações gerenciais que ser extraídos desse demonstrativo para a tomada de decisões e se para o caso de uma correção rumos da empresa.


10 - Como fazer essa análise de forma mais prática?

R - Existem diversos mecanismos e métodos adequados par se efetuar cada tipo de análise.
Métodos esses podem ser adotados com auxílio de uma consultoria contábil-financeira em cursos e treinamentos voltados ou parágrafo cada área, não existentes mercado.


11 - Qual é a viabilidade de uma empresa optante do Lucro Presumido passar para Lucro Real? Pagará menos impostos?

R - A empresa optante pelo Lucro Presumido deverá antes de alterar sua forma de tributação e verificar junto com a contabilidade a viabilidade desta alteração através de um planejamento tributário. Já verificamos que o PIS é um dos impostos, que no caso da opção ao Lucro Real, implica em carga tributária maior, mesmo depois da MP66, pois a alíquota do Lucro Real e de 1,65% e do lucro presumido é de 0,65%. A empresa deverá verificar a carga tributária de uma forma de tributação e da outra, para depois optar pela que ofereça carga tributária menor.
Solicite um "Planejamento Tributário " de sua empresa e veja a melhor viabilidade na forma de opção federal a ser adotada.
Lembramos que a forma de tributação é adotada no ato do pagamento da primeira guia no ano corrente .


12 - Juros pagos sobre saldo de contas garantidas e limites de cheques especiais são deduzidos para calculo de PIS?

R - A MP66 foi clara ao mencionar que juros sobre empréstimo de terceiros para pessoas jurídicas poderão ser abatidos na base de calculo para PIS. Aplicam-se nesse item o s juros cobrados no cheque especial e contas garantidas, que são teoricamente empréstimos efetuados no banco.


13 - Nas empresas optantes pelo Simples e Lucro Presumido, como é feita a distribuição do lucro no final do exercício? Distribui-se o saldo de caixa, já que estas empresas estão desobrigadas da escrituração completa ou distribui-se o lucro obtido? Se não houve lucro o que fazer?

R - De acordo com Lei 9318/96, estas empresas estão desobrigadas da escrituração completa, mas deverão proceder a escrituração do livro caixa. Desta maneira, as empresas no final do exercício corrente poderão distribuir a título de lucro o saldo remanescente dos recebimentos no ano, menos as despesas custeadas no mesmo período base, sem nenhum ônus de imposto de renda para o contribuinte.


14 - O que é contabilidade de custos?

R - É o estudo da composição e do calculo dos custos de uma empresa. É um enfoque particular da Contabilidade que tem como objetivo coletar dados relativos à produção, processar e gerar informações para a tomada de decisão de uma empresa, por isso o caráter gerencial. A contabilidade de custos tem como característica o caráter interno, mas não é obrigatória para as empresas.
O que significa ponto de equilíbrio (Break Even Point)? Como calculá-lo?
Ponto de equilíbrio, do inglês break-even-point, é a denominação dada ao estudo, nas empresas, onde o total das receitas é igual ao total das despesas. Neste ponto o resultado, ou lucro final, é igual a zero.
Ponto de Equilíbrio = Custo Fixo / (preço de venda – custo variável unitário)


15 - O que é margem de contribuição?

R - Margem de contribuição é quanto cada serviço ou produto vendido contribui para as despesas fixas mensais e quanto contribui para formar o lucro.
Margem de contribuição é igual ao valor das vendas menos o valor dos custos variáveis e das despesas variáveis.
MC = vendas – (custos variáveis + despesas variáveis)

3 comentários:

  1. muito bom mas precisa corrigir os erros de português.

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  2. Olá tudo bem? Eu trabalho tem 7 meses em um salão.Nao tenho carteira assinada pois faço 16anos em abril,trabalho dá 13:00 as 18:00 e recebo 440. Agora em janeiro irei tirar 15 dias de férias ,qual é a o valor certo que eu tenho que receber nas minhas ferias?

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  3. bom dia eu fiquei de beneficio 14 meses,mas tenho 3 anos e 6 meses de empresa,mas faz 45 dias que retornei ao trabalho,referente ao decimo terceiro eu recebo tempo de trabalho ou dias que retornei

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