quinta-feira, 17 de junho de 2010

Gestão mais Consciente: Por Sabrina Oliveira

As empresas, diante das transformações do cenário mundial passam a recorrer a instrumentos gerenciais para na hora da tomada de decisões buscarem a mais eficaz, levando em consideração tanto o ambiente interno quanto o externo. Assim, entra a importância do gestor, que com ferramentas gerencias passa a ter melhores condições para conduzir a empresa e tendo um diferencial.
As micro e pequenas empresas pela sua própria estrutura usam e necessitam dos instrumentos gerenciais, para que o gestor tenha mais confiança em suas decisões, além de tomar atitudes compatíveis dentro da organização, medida de extrema importância para que os componentes desse grupo estejam sempre ativos e atentos nos deveres.
A Contabilidade Gerencial entra nesse cenário como alternativa significativa, já que faz parte da política das empresas. Optando pela contabilidade gerencial, ele já forma uma inter-relação com o gestor, que formam informações capazes de direcionar e auxiliar mais uma vez nas decisões.
As informações são fundamentais para todas, e não apenas nas pequenas e micros empresas. Elas nos levam a considerar resultados presentes e projetar futuras ações, pois com isso há uma facilitação da percepção do gestor.
Toda organização necessitada de instrumentos que ajudem a direcionar os recursos existentes para manter seu desenvolvimento, a partir dessa necessidade a contabilidade gerencial surge para suprir a situação de controle de recursos econômicos e financeiros da empresa. Tomando essa proporção a contabilidade gerencial deixa de desempenhar apenas o papel de preservar o patrimônio material e passa a ter um papel de mais atuação com a evolução de cada empresa. Poderia então falar que isso ocorre devido à troca e crescimento de informações.
Mostrando mais uma vez a importância da Contabilidade Gerencial, sua atuação tanto externa (informando investidores à situação da empresa em certo período) e interna (com o gestor) mostra seu amplo campo de utilidades.
Essa ampla utilidade da contabilidade permite o contador ter um controle maior sobre a organização, uma fez que os relatórios contábeis baseiam-se em dados recolhidos em todos os setores.
Desse modo a contabilidade foi se adaptando as inovações da gestão, se tornando grande fonte de informações, por constituir um banco de dados, das movimentações da empresa em um período.
Mais dentro de uma organização a informação só se tornada útil, quando se consegue uma flexibilidade diante das transformações no cenário econômico, então não se pode apenas ter os dados coletados, há necessidade da análise para transformação dos dados em ações úteis. Por isso, os dados devem ser consistentes, baseados no que a empresa viveu em um determinado período para se ter uma expectativa de crescimento futuro.
Os instrumentos da contabilidade gerencial permitem também o melhoramento da parte administrativa, sobretudo a parte de controle de custo. Outro ponto também é na definição de preço, que são definidos pelo mercado.
Para alcançar o resultado desejado o relatório tem que ser claro, para quem o manuseia posso de fato entender, e usa-ló na decisão dos negócios. O que também poderíamos dar ênfase é a interpretação do relatório, que não se limite apenas no conhecimento contábil, mas para maior aproveitamento do relatório os conhecimentos matemáticos e econômicos são de grande eficiência.
A Contabilidade Gerencial, ajuda nos elementos que atuam na empresa diretamente, nos custos, no preço dos produtos e na finança, dando um controle maior desses itens de extrema importância a empresa, porque permite que o gestor veja de forma mais clara o que acontece com esses agentes que atuarem em sua empresa.
O gestor como principal usuário dessas informações tem que ter a percepção do quanto são importantes os dados coletados e sua forma de aplicá-los no processo de decisório.
Tendo em vista que toda empresa utiliza a Contabilidade tradicional, esse cenário pode mudar já que as empresas sempre buscam a evolução e a eficiência em suas tomadas de decisões. E a contabilidade gerencial satisfaz tanto no financeiro/patrimonial/econômico abrindo assim um maior leque de analises para as organizações tomarem como base o processo de decisão.
E sem um instrumento de gestão, como a Contabilidade Gerencial, as pequenas organizações não conseguem tomar decisões seguras e conscientes para o desenvolvimento. Pois as informações e os dados coletados são de grande valor, pois ajudam na sua estrutura e a se manter no mercado atual.

A Contabilidade Gerencial, como instrumento administrativo, minimiza a
Vulnerabilidade destas organizações, em decorrência das informações que
Disponibiliza ao gestor, que tem condições de atuar de forma mais consciente,
Evitando comprometer a própria existência da entidade quando adota medidas
Administrativas inadequadas ou que desperdicem os recursos existentes. “Na
Verdade, os dados contábeis/financeiros correspondem ao radar que orienta a
Viagem empresarial. Sem eles, o vôo torna-se cego e sujeito a uma vasta gama
“De surpresas e eventualidades”. (IOB, 2005, p. 04).

Nenhum comentário:

Postar um comentário